Adsumus

Adsumus
Blog da Eunice

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pesquisa da eficácia do Proerd na vida das pessoas em Mato Grosso



PROERD

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) integra as ações das políticas públicas que o Estado do Mato Grosso mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A idéia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência. 

Mantido pela Secretaria da Segurança, através da Polícia Militar, o Proerd ensina alunos de quartas e sextas séries do ensino fundamental a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo. Mais de 120 mil alunos em escolas públicas e particulares já foram formados pelo curso que antecipa a PM à ação dos traficantes e à própria instalação da violência nas escolas. 

De acordo com o currículo do Programa, as aulas permitem que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as conseqüências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais. Estes profissionais são previamente capacitados para o programa e em condições de atender aos alunos desta faixa etária. No fim de cada semestre letivo, são entregues diplomas aos alunos participantes, em uma solenidade de formatura. 

O Proerd é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E. Em cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países, e já atingiu nos cinco continentes, aproximadamente 40 milhões de crianças. O programa é pautado pela atividade educativa de prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. 

As aulas do Proerd têm o objetivo de fazer com que alunos de quartas e sextas séries possam: 

  • adquirir as habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros ou grupos quando do oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas
  • desenvolver a auto estima
  • aprender técnicas de como ser seguro
  • encontrar maneiras de dizer não às drogas
  • aprender alternativas positivas ao uso de drogas
  • aprender a lidar com o estresse e resolver conflitos
  • resistir ao envolvimento com gangues
  • auxiliar positivamente na redução da violência
  • conhecer as conseqüências dos atos de vandalismo e violência
  • aprender a tomar decisões
  • construir habilidades de comunicação
  • adquirir noções de cidadania

O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência têm dado um saldo muito positivo aos cidadãos mato-grossenses, programa que veio para o Estado no ano de 2000. Programa que pode ser aplicado nas series iniciais, currículo do quinto, sétimo anos e pais. De acordo com um artigo publicado pela USP, o Proerd tem metodologias eficientes, e que porem deveriam começar a realizar pesquisas sobre a eficácia do Programa, razão pela qual talvez deveria ter iniciado essa missão, mas que não sabia de tal estudo, foi voluntariamente mesmo que a referida pesquisa saiu de dentro de nossas reais possibilidades, uma vez que não possuímos verbas para contratar um pesquisador renomado e que este por sua vez saia a campo para realizá-la in loco como ouvi criticas nesse sentido também. Logo o que me faz escrever esse pequeno resumo de tudo que foi apurado na pesquisa da eficácia do Proerd na vida das pessoas e o fato de que precisamos de indicadores para saber o que esta sendo positivo, onde podemos melhorar, onde podemos sanar possíveis deficiências de nossos métodos. Ora antes de eu ter participado do curso eu já acreditava no Programa, imagina agora que já passei um mês inteirinho fora de casa aprendendo e aplicando estagio nas salas de aula, juntamente com professores, crianças, adolescentes e adultas (pais). Foi uma experiência única, não teria palavras em meu vocabulário para expressar tamanha emoção, que o policial e seus alunos sentem trocando seus conhecimentos e experiências, não tem palavras para descrever a emoção de ver crianças sorrindo e aprendendo a dizer não para as drogas, a espontaneidade das crianças a confiarem no policial e contarem todas as suas experiências em relação ao que se vivencia dentro de casa, a confiança que pais possuem de confiarem suas experiências com as drogas, o quanto eles se sentem capazes de enfrentar o mundo depois de participar de um Programa desses, e dessa maneira que vejo o Proerd um programa que veio trazer a esperança para as famílias.
O Estado do Maranhão verificou junto as delegacias da infância e juventude e constatou um índice de quase zero por cento nesses casos.
Em 2002,2003 e 2004 tivemos nossos primeiros formandos os quais nos dias atuais teriam idade entre 18 e 22 anos, razão pela qual utilizamos nossos relatórios para a pesquisa, dos quais extraímos nome, data de nascimento e nome da genitora, para pesquisa na rede de consulta Ciosp na Web. Desses relatórios constatamos que de 10.000 (dez mil ex-alunos) que hoje são pessoas adultas apenas 2,17% tiveram algum tipo de envolvimento com situações policiais e que alguns possam ser considerados inocentes ou absolvidos em alguns casos, porem entendemos a necessidade de realizar a segunda fase da pesquisa para confrontarmos com aqueles alunos que não tiveram acesso ao Proerd.

Para saber clique no link F:\Cópia de modalidades 3.mht

e no link

Maiores detalhes dessa pesquisa devem me escrever no e-mail eunice_rodrigues@pm.mt.gov.br

Eunice Rodrigues Sd PM – Pesquisadora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário