Adsumus

Adsumus
Blog da Eunice

sábado, 9 de junho de 2012

O QUE É SER "POLÍCIA MILITAR"?


A foto acima, e as que se seguem, são da Polícia da Dinamarca, país autor da orientação de extinção das polícias militares brasileiras, em recente relatório do Conselho de Direitos Humanos da ONU.



Nas fotos chama a atenção o uniforme, com brasão, insígnias, e posturas similares às nossas polícias militares.
Ora, se existe essa semelhança, a que se refere a recomendação da ONU (neste caso da Dinamarca), no sentido de "extinguir" as polícias militares brasileiras?
Provavelmente não é a estética militar que a ONU se refere, nem de aspectos como a deferência a símbolos patrióticos, e outros elementos que consolidam um status tradicional nas polícias. Provavelmente a crítica é direcionada ao vínculo legal existente entre as polícias e o Exército brasileiro, instituição que possui missões específicas, bem diferentes daquelas ligadas a segurança pública.


A defesa da ONU visa mais extinguir aspectos que levam as polícias brasileiras(e aqui deve-se incluir as polícias civis) a abrigar práticas de extermínio e maus tratos aos cidadãos, não obstante o discurso oficial de cidadania e comunitarismo. Também visa eliminar o contexto interno de injustiças institucionais, que fazem com que pequenos desvios sejam tratados como grandes crimes e estes sejam vistos como necessários e interessantes à sociedade. ou às corporações. É assim que se deve interpretar a recomendação da ONU: COMO POLÍCIA QUE NÃO PRENDA SEUS POLICIAIS POR FALHAS ADMINISTRATIVAS, mas que sejam rigorosos com práticas de crimes contra a pessoa humana. Polícias mais eficientes, profissionalizadas, humanas, respeitosas e respeitadas. Eis o que é acabar com as polícias militares(seja elas civis ou militares) brasileiras.

Abordagem Policial/ Força Tática.







Nenhum comentário:

Postar um comentário